Foto: Valdemiro Lopes
A exposição “Diálogos Nordestinos” será aberta nesta segunda-feira (13)
Diversos artistas e um só tema: o Nordeste. A região que tem características culturais marcantes será retratada a partir dos olhares e vivências de 20 artistas plásticos em uma exposição coletiva intitulada “Diálogos Nordestinos”, que será aberta ao público para visitação na próxima segunda-feira (13), a partir das 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
A mostra ficará em cartaz até o dia 22 e pode ser visitada de segunda a quinta, das 9h às 16h e sexta das 9h às 14h. A entreda é gratuita.
Os artistas nordestinos e oriundos de outras regiões do país, mostram a influência do Nordeste em suas vidas e, agora, retratada em sua arte. O objetivo é promover o encontro e a troca entre esses artistas.
A artista plástica e curadora da mostra, Adenilse Romana, diz que a exposição expõe o impacto de dois anos sem Carnaval e sem os festejos juninos e como essa realidade interferiu no processo criativo.
“Sobre como nos valemos da tecnologia para fazer reverberar as nossas ações, o nosso experimento com a matéria e a nossa luta diária para não perdermos a conexão com o mundo externo, enquanto a arte nos mantinha internamente de pé. E não por acaso escolhemos o mês de junho, tão emblemático para o povo nordestino, para celebrar essas histórias”, relata a artista, educadora e curadora da mostra.
Troca entre gerações
A mostra traz os artistas Adenilse Romana, Rosa França, Rosana Peixoto, Wagner Lacerda, Rosane Peixoto, Sonia Castro, Kátia Cunha, Rina Dalence, Miriam Belo, Lilian Morais, Telma Falck, Gleids Vandal, Markus Schaaf, Wive Melo, Lia Magalhães, Danilo Cardel, Lucas Reis e Liz Carvalho.
A exposição conta com a participação de grandes veteranos da arte baiana como a professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Graça Ramos e Wagner Lacerda, ao mesmo tempo em que recebe um dos grandes expoentes dos últimos dez anos, o pintor Thiago Bols.
A novidade fica por conta da participação do0s irmãos e artistas mirins, Liz e Lucas, que estreiam em sua primeira mostra com apenas 8 e 12 anos de idade.
Fonte da notícia: Centro de Cultura