Gustavo Petro, economista de 62 anos, sucederá ao presidente da Colômbia, Iván Duque, a partir do próximo dia 7 de agosto, e governará no período 2022-2026.
A esquerda terá acesso à Presidência da Colômbia pela primeira vez após o triunfo obtido neste domingo (19.06.2022) no segundo turno eleitoral pelo ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro, da coalizão Pacto Histórico .
Com 98,86% das assembleias de voto informadas, Petro obteve 11.185.671 votos, o equivalente a 50,49%, enquanto seu rival, o populista independente Rodolfo Hernández, da Liga de Governadores Anticorrupção , alcançou 10.468.781 votos (os 47,25%), indicou o Registro Nacional em seu boletim número 14.
A vantagem de Petro sobre Hernández é de 716.890 votos, o que equivale a 3,24%, acima do que previam as pesquisas de intenção de voto, que previam empate técnico, alguns deles com menos de um ponto percentual de diferença.
Desta forma, Petro, economista de 62 anos, sucederá ao presidente da Colômbia, Iván Duque, a partir do próximo dia 7 de agosto, e governará no período 2022-2026.
Rodolfo Hernández aceita sua derrota
“Espero sinceramente que esta decisão que tomaram seja benéfica para todos e que a Colômbia caminhe para a mudança que prevaleceu na votação do primeiro turno. Desejo ao Dr. Gustavo Petro que saiba liderar o país, que seja fiel em seu discurso contra a corrupção e que não defrauda aqueles que confiaram nele”, disse Hernandez em uma curta mensagem transmitida no Facebook .
O presidente colombiano, Iván Duque, também parabenizou o candidato do Pacto Histórico pela vitória no segundo turno das eleições que o tornará seu sucessor. “Liguei para Gustavo Petro para parabenizá-lo como presidente eleito dos colombianos. Combinamos de nos encontrar nos próximos dias para iniciar uma transição harmoniosa, institucional e transparente”, postou Duque no Twitter .
Fonte da noticia; DW Latinoamerica