A central nuclear de Zaporizhia está ocupada pelas forças russas e foi recentemente alvo de vários ataques militares.
A Rússia solicitou a reunião na qual também solicitou a participação do chefe da ONU, Antonio Guterres, que defendeu a desmilitarização total da instalação nuclear e seu entorno.
O Conselho de Segurança da ONU se reunirá urgentemente nesta terça-feira (23.08.2022) para discutir a situação na usina nuclear ucraniana de Zaporizhia , ocupada por forças russas e que recentemente foi alvo de vários ataques militares.
A reunião foi convocada a pedido da Rússia, que solicitou a participação do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres , que na semana passada abordou o tema da usina durante uma visita à Ucrânia na qual se reuniu, entre outros, com o presidente do país, Volodymyr Zelensky .
Moscou já convocou o Conselho de Segurança sobre esta questão em 11 de agosto para denunciar supostos ataques ucranianos contra a usina, a maior da Europa, ataques pelos quais Kyiv culpa as forças russas.
avaliação da planta
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tenta há meses enviar uma missão de especialistas a Zaporizhia para avaliar o estado da usina, algo que tanto a Rússia quanto a Ucrânia apoiam no papel, mas que ainda não foi realizado por medo de uma possível catástrofe nuclear está crescendo.
Nos últimos dias, Guterres defendeu a desmilitarização total da instalação e seu entorno, algo que a Rússia se opõe, pois implicaria a retirada de suas forças deste ponto estratégico.
Além desta nova reunião sobre a central nuclear de Zaporizhia , o Conselho de Segurança já estava agendado para discutir a Ucrânia esta quarta-feira, numa reunião em que se espera que o chefe da organização faça um balanço da sua recente visita ao país.
mg (efe, Reuters)