A marca de roupas e acessórios chinesa Shein vai abrir sua primeira loja física no Brasil, em 2023, em Salvador. O estabelecimento será em formato pop-up – ou seja, temporária – e ficará aberta por três dias, de 11 a 13 de março, no Shopping da Bahia, na capital baiana.
Desde o ano passado, a empresa passou a investir com mais força no público do país. Há quase um ano, a companhia teve uma ação parecida no Rio de Janeiro, quando levou a um shopping da cidade uma loja pop-up que contava apenas com peças de mostruário. Caso gostasse de algo, o consumidor precisaria encomendar o produto pelo aplicativo.
Já no final de 2022, foi a vez de São Paulo receber a ação, muito parecida com a que será instalada em Salvador. A inauguração, por exemplo, foi marcada por muita confusão, brigas e discussões, com clientes chegando a se agredir fisicamente, segundo vídeos publicados no Twitter.
Em entrevista exclusiva ao g1, o general manager da Shein no Brasil, Felipe Feistler, contou que a instalação da pop-up da marca na capital baiana é uma oportunidade de sair do eixo Rio-São Paulo e expandir negócios em outras regiões do país.
“Em São Paulo nós batemos a meta de vendas, com cerca de 90% das 11 mil peças. Temos uma meta de comercializar entre 80 e 90% das peças que vamos disponibilizar”, afirmou.
Mockup da loja pop-up da Shein em Salvador — Foto: Divulgação/Shein
O que você precisa saber antes de comprar suas peças
- A loja funcionará em horário comercial do shopping: 9h às 22h;
- Todas as peças serão vendidas com 15% de desconto. Nas compras a partir de R$ 400, a promoção aumenta para 20%.
Como acessar a pop-up?
O acesso ao local será gratuito, via agendamento através do site Sympla. Veja abaixo o passo a passo:
- Acessar o link do Sympla;
- Fazer um breve cadastro e escolher o horário da visita a pop-up;
- Receber o QR Code, que vai dar acesso a loja.
A medida visa garantir um maior controle de fila e uma experiência de compra ainda mais confortável para todos.
Peças entre R$ 13 e $100
Os baianos vão poder conferir um acervo de cerca de 9 mil peças entre modas masculinas e femininas, plus size e infantil. Os preços variam entre R$ 13 e R$ 100.
“Será uma loja de 500 metros quadrado, então relativamente grande. Vamos levar todas as opções de roupas, advogadas ao contexto cultural da cidade”, revelou o general manager da Shein no Brasil.
Veja a seguir as grandes apostas da companhia para a loja baiana
- Croppeds de tricô: uma grande tendência do último verão e que tem tudo a ver com o clima de Salvador;
- Barbie core: a cor pink também é um destaque no portfólio acompanhando a tendência de moda global;
- Vestidos curtos: tanto para o cotidiano, quanto para festas, os vestidos sempre chamam bastante a atenção nos nossos canais digitais e trouxemos isso para o nosso portfólio físico;
- Animal print: a estampa famosa e sempre queridinha entre as brasileiras também está presente em diversas peças e é um dos destaques;
- Peças básicas: entre blusinhas leves e shorts jeans, o portfólio também reúne os clássicos que não podem faltar no guarda-roupas.
A loja pop-up no Shopping da Bahia, que estará localizada no terceiro piso, é a maior em área total até o momento e conta com ambientes instagramáveis onde os visitantes poderão tirar fotos de seus looks favoritos e compartilhar nas redes sociais.
“Os preços são muito competitivos, a qualidade é muito boa e a variedade é muito ampla. Essas são algumas das forças a nossa marca”, disse Felipe Feistler.
Mockup da loja pop-up da Shein em Salvador — Foto: Divulgação/Shein
Quem usar a hashtag #SHEINBahia, marcando o perfil oficial @sheinbrasil_, poderá retirar um brinde exclusivo com a equipe no local (sujeito à disponibilidade de estoque e enquanto a pop-up Salvador estiver em funcionamento).
As compras físicas estarão sujeitas à disponibilidade de estoque e caso o cliente deseje comprar um produto já esgotado em loja, ele poderá adquirir o mesmo item pelo app, com um desconto especial. Não serão permitidas trocas de produtos na loja, incluindo aqueles comprados no site e no app.
Modelo de negócios da Shein
Felipe Feistler é o general manager da Shein no Brasil — Foto: Divulgação/Shein
O modelo de negócios da Shein é bastante particular. Ela não deixa de ser uma marca de fast fashion – ou seja, de rápido consumo e troca de peças de roupa – mas sua linha de produção é diferente da tradicional.
Feistler explica que, enquanto outras marcas mais antigas no mercado de moda fazem coleções com uma enorme quantidade de peças (geralmente mais de mil unidades de uma única peça) e lançam novidades, em média, a cada dois meses, a Shein lança cerca de 10 mil peças novas a cada mês, porém, com uma quantidade bem menor, entre 100 e 200 unidades.
As roupas e acessórios são lançados no aplicativo e, conforme a demanda pelo produto cresce, a companhia passa a fabricar mais unidades das peças que tiveram grande volume de compras. Novas remessas chegam aos estoques e são disponibilizadas dentro do app e, assim, o ciclo continua.
É quase como um pedido sob demanda, mas com o uso da tecnologia para facilitar e fazer o negócio crescer.
Veja fotos de como será a loja
Mockup da loja pop-up da Shein em Salvador — Foto: Divulgação/Shein
Mockup da loja pop-up da Shein em Salvador — Foto: Divulgação/Shein
Mockup da loja pop-up da Shein em Salvador — Foto: Divulgação/Shein
Mockup da loja pop-up da Shein em Salvador — Foto: Divulgação/Shein
SERVIÇO
Loja pop-up SHEIN em Salvador
Local: Shopping Bahia – Terceiro piso (Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores, Salvador/BA)
Datas: 11 a 13 de março
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h, e no domingo, das 11h às 21h
Por: g1 ba