Jacuipense e Bahia fizeram neste domingo, 25, o jogo de ida da grande final do Campeonato Baiano 2023. A partida foi realizada no Estádio Eliel Martins, em Richão do Jacuípe e terminou empatada por 1 a 1. Os gols do jogo foram marcados um em cada tempo. Welder abriu o placar para o Leão do Sisal, enquanto Everaldo empatou na etapa final para o Esquadrão.
O jogo de volta está marcado para o próximo domingo, 2, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A decisão está em aberto. Quem vencer leva o título e em caso de empate, a taça será decidida na disputa de pênaltis.
O jogo
Logo aos três minutos, Biel tenta chute de fora da área, porém a defesa do Jacuipense cortou. Aos sete, escanteio pro Jacupa. O experiente Kanu toca de cabeça pra fora. Aos 10, o Esquadrão chega com perigo. Biel dá um drible de corpo, e invade a área e chuta bloqueado pela marcação, aos 11. No minuto 12, Jacaré cruza para Everaldo, que cabeceia e goleiro Jeam defende.
Thiaguinho dá uma arrancada pela esquerda, chuta pro gol sem sem ângulo e Marcos Felipe defende e manda pra escanteio aos 18 minutos. Em seguida, Radar avança pela esquerda e cruza forte pra área, a bola explode no rosto do atacante Jeam e vai pra fora com certo perigo.
Aos 21, o Jacupa abre o placar. Thiaguinho recebe lançamento pela esquerda, dribla Marcos Victor e dá bela assistência para Welder. O camisa 10 livre, recebe na direita e bate cruzado sem chances para Marcos Felipe. Festa da torcida do Leão do Sisal nas arquibancadas.
Aos 26, o Bahia responde e quase empata. Everaldo finaliza no cantinho e Jean defendeu. Bahia seguiu na pressão aos 33. Biel chega pela esquerda e chuta cruzado, mas o zagueiro Weverton corta. No minuto seguinte, Cauly invade a área, tem a chance do chute mas é atrapalhado pelo zagueiro Kanu, que salva.
Aos 37, Everaldo solta um chutaço de fora da área pra Jean fazer uma defesa brilhante de ponta de dedo. A pressão era total do Tricolor. Novamente o camisa 9 aparece. Everaldo recebe na grande área, toca por cima de Jean e Weverton afasta em cima da linha de maneira providencial. Aos 40, Cauly recebe e chuta forte no canto direito de Jean e a bola passa perto da trave.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto da etapa final, o Bahia ataca pelo lado direito mas o cruzamento foi cortado pela defesa. Aos nove, o Bahia consegue o empate. Lançamento de Jacaré para Matheus Bahia dentro da área. O lateral-esquerdo Tricolor se esforça e cruza pra pequena área. Everaldo bem posicionado, só empurrou pro fundo das redes. Aos 15, quase a virada. Biel chega em velocidade no lado esquerdo e cruza para Everaldo. O centroavante no peito, Jacaré interfere na jogada e chuta na trave.
Aos 24, Biel quase faz. Cruzamento de Everaldo ganha de dois marcadores na linha de fundo e cruza. O camisa 11 finaliza de pé direito para outra grande defesa de Jean. Em seguida, o Jacuipense perde uma chance incrível. Thiaguinho recebe lançamento no lado direito e avança em direção ao gol. Frente a frente com Marcos Felipe, o camisa 17 finaliza e o goleiro do Esquadrão defende. No rebote, o próprio Thiaguinho dribla o goleiro e na pequena área chuta pra fora com o gol escancarado. Aos 34, o Jacupa acordou. Jeam cruza na área e Robinho cabeceia pro gol e Marcos Felipe faz grande defesa.
Aos 38, grande jogada do time da casa. Fábio Matos na direita passa para Welder, que de primeira passa na esquerda para Robinho, que finalizou de pé direito colocado pra fora do gol. Aos 42, o Bahia chegou com Ricardo Goulart. Ele ganhou do marcador e finalizou travado pela marcação.
Jacuipense x Bahia – Campeonato Baiano – Final, jogo de ida
Local: Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe
Data: 26/03/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Marielson Alves Silva
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira
Quarto árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões Amarelos: Vinícius Amaral (JAC); André e Matheus Bahia (BAH)
Gols: Welder (JAC) e Everaldo (BAH)
Jacuipense: Jean; Raphinha, Kanu, Weverton e Radar (Eric); Fábio Bahia, Vinícius Amaral (Fábio Matos) e Eudair (Flávio); Thiaguinho (Robinho), Welder (William) e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.
Bahia: Marcos Felipe; Marcos Victor, Kanu e Gabriel Xavier; Jacaré, Acevedo (Mugni), Rezende (Diego Rosa), Cauly e Matheus Bahia (Chavez); Biel (Kayky) e Everaldo (Ricardo Goulart). Técnico: Renato Paiva.
===
Portal a tarde