Após meses de especulações, a Netflix finalmente anunciou que começará a taxar os assinantes que compartilham senha com pessoas que não moram na mesma casa. A novidade, é claro, virou assunto nas redes sociais com vários usuários ameaçando cancelar a assinatura do serviço de streaming.
Alguns, no entanto, não ficaram só no “quase”. Inúmeros posts no Twitter com relatos de cancelamentos da Netflix tomaram conta da rede social desde o anúncio. “Cancelei a netflix hoje dps de 7 anos como assinante pq percebi que pagava 56 reais e mal usava”, postou a usuária Mayara Juvencio.
Em conversa com o INFOSalvador, ela contou que já vinha pensando em cancelar a assinatura nos últimos meses.”Eu não estava vendo o benefício que justificasse o alto custo, comparado às outras plataformas de streaming, já que a Netflix constantemente cancela suas produções originais e está com o catálogo pouco atrativo. O anúncio da taxa extra foi só um motivo a mais”, explica.
“Pago menos do que eu pagava na Netflix e levo três plataformas com catálogos diferentes”.
Mayara conta que trocou a Netflix pela assinatura do nível 6 do Mercado Livre, que inclui Star+ e Disney+ de graça e mais 30% de desconto na assinatura da HBO Max. No total, ela está pagando R$ 39 nos três streamings. “Essa assinatura foi um achado. Pago menos do que eu pagava na Netflix e levo três plataformas com catálogos diferentes”.
Queda na qualidade
Outro ex-cliente que deixou a Netflix para trás é Argeu Alcantara, que assinava o streaming desde 2012. Ele conta que nunca havia cancelado o serviço antes.
Assim como Mayara, ele concorda que os últimos lançamentos da Netflix já não estão mais agradando como antes. “Eles começaram a criar muito conteúdo original e focaram em quantidade ao invés de qualidade. A partir desse momento o selo ‘Original Netflix’ deixou de ter o mesmo peso que tinha quando criaram House of Cards e Orange is the New Black, por exemplo”, diz.
Para Alcantara, a cobrança da taxa de compartilhamento é problemática não apenas pelo dinheiro em si, mas pelo que a mudança representa. “Eu divido com minha mãe que não mora comigo, que faz parte da minha família e a Netflix não concorda com isso”, explica.
Ele afirma que os usuários não deveriam ceder e aceitar a decisão da empresa. “Essa pode ser a primeira de muitas mudanças que tenham um grande impacto negativo. A sensação é que com essa mudança estamos dando um passo para trás, como era antigamente com as TVs a cabo”, afirma.
Atualmente, Argeu assina Prime Video, Disney+, Star+, HBO Max e Paramount+, cinco streamings por pouco mais de R$ 100.
Após os relatos de Mayara e Argeu viralizarem na rede social, mais usuários confirmaram que também cancelaram a assinatura na Netflix.
Notificação do Procon
Com a repercussão dos clientes na internet, o Procon confirmou que notificará a Netflix para entender a mudança na política de preços da empresa. Após a análise, o órgão vai definir se houve ou não infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Até o momento, a Netflix não se pronunciou sobre as reclamações dos assinantes.