A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Salvador decidiu, em reunião realizada na última sexta-feira, 9, construir uma candidatura própria para a disputa da Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024. A decisão foi revelada pelo vereador Tiago Ferreira, líder da bancada do PT na Câmara Municipal.
Tiago Ferreira explicou que uma comissão política composta por cinco membros, incluindo ele próprio e a presidente Cema, foi estabelecida para conduzir a construção da candidatura. Além disso, um Grupo de Trabalho Eleitoral será formado para elaborar o plano de governo.
O vereador discordou da fala do presidente estadual do partido, Éden Valadares, sobre a necessidade de que o candidato seja “orgânico” e filiado ao PT. Tiago argumentou que a discussão sobre a filiação ainda não foi realizada e que o importante é que a candidatura seja do PT, podendo ser de alguém que já seja do partido ou de alguém que possa se filiar no futuro.
Nomes como o presidente da Conder, José Trindade (PSB), e o vice-governador Geraldo Jr. estão entre os mais fortes no páreo para a candidatura. O vereador mencionou também o deputado Robinson, assim como a possibilidade de Trindade se filiar ao PT, destacando que esses aspectos serão discutidos posteriormente.
Tiago Ferreira enfatizou que o PT possui um programa político e uma agenda política claros, e que o cronograma das próximas etapas será discutido. A decisão tomada pela executiva será apresentada para referendo no diretório municipal do partido no dia 28, e em seguida serão iniciadas as conversas com a base do governo com o objetivo de construir um consenso em torno do nome definido.
A decisão de lançar uma candidatura própria visa fortalecer a presença do PT nas eleições municipais de Salvador, reafirmando seu papel como um partido com propostas e visão específicas para a cidade.