Empresários, fornecedores e distribuidores do comércio varejista e atacadista participaram da abertura da 12ª Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia), que teve início nesta terça-feira e vai até a próxima quinta-feira, no Centro de Convenções de Salvador. O evento é promovido pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper).
Com a participação de quase 160 expositores, a SuperBahia conta com representantes de diversos setores, desde alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene até fornecedores de equipamentos de panificação, embalagens a vácuo, empanadeiras de salgados e outras tecnologias para a indústria e consumidores. O evento proporciona uma oportunidade para as pequenas indústrias apresentarem seus produtos ao mercado distribuidor e buscarem novos espaços de venda.
Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários de Estado, percorreu os stands de pequenas e grandes indústrias, além de visitar o centro de distribuição de produtos da Agricultura Familiar e o ponto de coleta do programa Bahia Sem Fome. O governador ressaltou a importância do setor supermercadista para a economia, destacando sua contribuição na geração de empregos e arrecadação de impostos.
A presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, comemorou os 50 anos da associação e ressaltou a importância do setor, que representa 7% do PIB na Bahia e emprega mais de 250 mil pessoas. Ela destacou a participação da agricultura familiar no evento, enfatizando o fomento ao Programa Bahia Sem Fome, que visa não apenas arrecadar alimentos, mas também gerar emprego e renda.
Além das oportunidades de negócios e networking, a SuperBahia também abriga um ponto de coleta do Programa Bahia Sem Fome, onde os participantes podem realizar doações de alimentos não perecíveis. O coordenador do programa, Tiago Pereira, informou que as doações feitas durante o evento serão duplicadas pelos varejistas e atacadistas, podendo alcançar até quatro toneladas de alimentos.
O evento destaca-se como uma plataforma importante para impulsionar o setor supermercadista e fortalecer as relações comerciais entre os diversos agentes envolvidos. A Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia) contribui para o desenvolvimento econômico da região e promove a diversidade de produtos e serviços oferecidos aos consumidores baianos.