O presidente Lula comentou na ultima terça-feira que o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai se surpreender com a economia do Brasil . O presidente garantiu nosso pais vai crescer de forma “sólida e confiável”, ainda mais do que a entidade tem previsto em seus registros.
O Brasil vai surpreender as pessoas. , disse Lula em seu programa semanal ‘Conversa com o Presidente’, veiculado nas redes sociais.
O certo é que as declarações acontecem após as mensagens do FMI que enfatizavam o desempenho da economia do Brasil . Além disso, modificaram as previsões sobre o PIB do país para 2023 com crescimento de 2,1% , 1,2 ponto a mais do que o mencionado no relatório anterior.
” Estamos vivendo um momento de autoestima recuperada . Acabou o país do ódio, acabou a mentira”, disse Lula da Silva em seu programa. Além disso, ele mencionou que o bom momento econômico tem a ver com o otimismo geral no país.
Com relação a 2024, a previsão do Fundo Monetário Internacional indica que haverá expansão de 1,2% . O que chama a atenção nesse número é que ele é três décimos menor do que a última previsão fornecida pela agência. Por sua vez, o presidente mencionou reiteradamente que seu país tem condições de crescer acima de 2% ao ano nos próximos anos de seu governo .
A economia do Brasil, a maior da América Latina, cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 , em relação aos últimos três meses do ano passado, e 4% em relação ao mesmo período de 2022, impulsionada pelos setores agrícola e de serviços.