O São Paulo encerrou sua espera por um título inédito na Copa do Brasil 2023, com um empate emocionante por 1 a 1 contra o Flamengo no Morumbi.
O Flamengo abriu o placar com Bruno Henrique, mas Rodrigo Nestor empatou nos acréscimos do primeiro tempo, aliviando a pressão do rubro-negro após sair na frente.
Para garantir o título, a equipe de Dorival Júnior se valeu da vantagem na primeira partida, quando venceu no Maracanã por 1 a 0, com um gol de Calleri. Dorival conquistou o troféu pelo segundo ano consecutivo, após vencer a Copa do Brasil com o próprio Flamengo no ano anterior.
A conquista da Copa do Brasil era o último título que faltava na vasta galeria do São Paulo, que chegou perto em 2000, quando perdeu a final para o Cruzeiro.
O título também marcou o retorno de Lucas Moura ao São Paulo, que anteriormente havia conquistado a Sul-Americana em 2012, um dos títulos mais relevantes do clube.
Para o Flamengo, esta é a sexta derrota na temporada, a segunda sob o comando de Jorge Sampaoli. Resta apenas o Brasileirão em 2023, mas a conquista é improvável, já que a distância para o líder Botafogo é de 11 pontos.
A vitória na final rendeu ao São Paulo uma premiação de R$ 70 milhões, enquanto o Flamengo recebeu R$ 30 milhões, além do que ganhou nas fases anteriores.
O Herói do Morumbi
A emoção de Rodrigo Nestor na comemoração do gol de empate do São Paulo vai além da euforia por fazer um golaço em um jogo tão importante.
A finalização certeira, de primeira, após Rossi afastar um cruzamento de soco, foi um recado, na bola, para um jogador formado em Cotia que conviveu com doses de desconfiança e respondeu na bola. Curiosamente, Nestor tem 23 anos e nasceu naquele mesmo ano de 2000, quando o São Paulo perdeu a final da Copa do Brasil para o Cruzeiro.
“Eu amo vocês”, gritou Nestor para a torcida após ser abraçado pelos companheiros. Logo ele, que ganhou novas funções com Dorival Júnior, atuando na faixa esquerda do meio-campo, e, de certa forma, se reinventou.