Durante o 17° Encontro Regional de Estudantes de Economia do Nordeste (ERECO), que ocorreu no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) discutiu o desenvolvimento da região nordestina. O evento, realizado de quarta-feira (11) a domingo (15), proporcionou debates sobre temas de economia, com foco no progresso da economia nordestina. O Secretário da SDE, Angelo Almeida, foi um dos palestrantes, destacando o potencial da região na produção de energia limpa.
Angelo Almeida enfatizou o papel fundamental do estado da Bahia no desenvolvimento da região. Ele mencionou que o Nordeste é responsável por mais de 80% da produção de energia solar e eólica no Brasil, e a Bahia desempenha um papel significativo nisso. Além disso, ele destacou que o estado concentra cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a região nordestina, lidera a geração de energia eólica no Brasil e a geração de energia solar no Nordeste. Ele também mencionou a chegada da maior fabricante de carros elétricos do mundo à Bahia e a aspiração de se tornar o primeiro hub de Hidrogênio Verde do país.
Almeida ressaltou a missão de transformar a Bahia em uma referência mundial na produção de energia limpa, alinhada com a matriz energética do estado. Ele mencionou que isso está em conformidade com a política de desenvolvimento econômico do estado, formulada e executada sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues.
O evento contou com a participação do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dr. Hamilton Moura, e do presidente da Academia Cearense de Economia, professor Lauro Chaves.
Em relação à energia limpa, a Bahia é líder na geração de energia eólica no Brasil e ocupa o segundo lugar na geração de energia solar. O estado também se encaminha para se tornar um importante hub de Hidrogênio Verde no país, com investimentos significativos em fábricas de amônia e hidrogênio verde.
Fonte da notícia: GOVBA