A coordenação do Programa Bahia Sem Fome marcou presença, nesta quinta-feira (26), na cerimônia de entrega do Prêmio Pacto contra a Fome 2023, realizada no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Representantes da Organização das Nações Unidas (FAO e Unesco) e grupos empresariais patrocinadores do Prêmio também estiveram presentes no evento. Em visita recente a Salvador, o movimento suprapartidário e multissetorial Pacto Contra a Fome firmou uma parceria com o Programa Bahia Sem Fome, a fim de que seja realizada uma troca de experiências e incorporação de boas práticas estabelecidas pelas duas iniciativas.
Segundo Geyze Diniz, presidente do Conselho do movimento Pacto Contra a Fome, o desperdício de alimentos no Brasil, nos dias de hoje, daria para alimentar os 33 milhões de brasileiros que se encontram em situação de insegurança alimentar grave. “Queremos chegar em 2030 sem nenhuma pessoa passando fome no país”, salientou.
Para Tiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome, ampliar a abrangência de ação do Programa, estabelecendo parcerias com amplos setores da sociedade, será cada vez mais fundamental para o êxito do combate à fome na Bahia e em todos os estados do Brasil. “Quanto menos dispersas forem as ações de combate à fome, mais efetivos serão os resultados. Por isso, é importante que premiações como esta sejam realizadas, para que sejam valorizadas as várias iniciativas de combate à fome, de redução de desperdício de alimentos, distribuição de alimentos saudáveis ou promoção da segurança alimentar e nutricional”, frisou Pereira.
Fonte: Ascom/BSF