O ministro Rui Costa visitou o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (29) e se encontrou com representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) que auxiliaram as vítimas da tragédia causada pelas chuvas. Os bombeiros estão retornando a Salvador após resgatarem 213 pessoas e 20 animais em áreas de risco, além de recuperarem nove corpos nas regiões mais afetadas.
O CBMBA enviou o primeiro grupo de militares ao RS em 2 de maio, sendo substituído por uma nova equipe que viajou no dia 15. Rui Costa destacou nas redes sociais a importância da solidariedade e elogiou os bombeiros baianos.
Os bombeiros atuaram em diversas regiões, incluindo Bento Gonçalves e Caxias do Sul, buscando pessoas desaparecidas, resgatando animais, fazendo varreduras em áreas de risco e retirando cabos de energia expostos. No último sábado (25), durante buscas em Teutônia, eles tentaram resgatar um homem que caiu com um caminhão em um riacho, mas até terça (28) a vítima não havia sido encontrada.
Rui Costa está no RS para sobrevoar as áreas afetadas pelas enchentes, se reunir com prefeitos da região metropolitana, o governador do estado, e com especialistas do setor hídrico para discutir o sistema de proteção contra enchentes. A agenda também inclui ministros de várias pastas, como Paulo Pimenta, Jader Filho, Nísia Trindade, Waldez Góes, Silvio Costa Filho, Paulo Teixeira e Anielle Franco.