Durante evento de aniversário do PT no Rio de Janeiro neste sábado (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma crítica contundente à comunicação do governo, afirmando que “nem mesmo seus ministros sabem o que sua gestão tem feito”. A declaração ocorre em meio a uma queda na popularidade do governo e às vésperas de uma reforma ministerial.
Lula destacou a necessidade de melhorar a transparência das ações do governo, mencionando que sua equipe ministerial precisa estar mais alinhada. A recente troca no comando da Secretaria de Comunicação (Secom), agora liderada pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, faz parte desse esforço. “Não haverá mais mentiras contra o governo”, afirmou.
Entre as mudanças esperadas na Esplanada, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pode ser substituída por Alexandre Padilha, atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais. A decisão deve ser oficializada na próxima terça-feira (25).
A reformulação ministerial acontece em um momento delicado para o governo, após uma pesquisa Datafolha indicar uma queda na aprovação de Lula, que caiu de 35% para 24% nos últimos dois meses, enquanto a reprovação subiu de 34% para 41%.
No discurso, Lula ainda comentou seu estado de saúde após sofrer um acidente doméstico. “Graças a Deus, o Lulinha tá 100% curado da cabeça”, disse o presidente.