O presidente brasileiro Jair Bolsonaro evitou aparecer em público ou nas mídias sociais depois de perder a eleição presidencial, na qual o ex-presidente Lula da Silva venceu por pouco.
O ex-presidente e agora presidente eleito do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez seu discurso comemorativo diante de uma multidão de simpatizantes em São Paulo, após ouvir o resultado oficial do segundo turno das eleições presidenciais, no dia noite deste domingo (30.10.2022).
Mas, Jair Bolsonaro (PL), que por diversas vezes insinuou que não reconheceria uma derrota eleitoral, optou pelo silêncio por enquanto.
Bolsonaro foi dormir sem discurso, declaração oficial ou tweet
Bolsonaro passou a noite eleitoral no Palácio da Alvorada, cercado por uma pequena equipe de seus ministros e parentes, mas não se pronunciou após a confirmação de que não terá um segundo mandato.
Até a manhã desta segunda-feira, o atual presidente de extrema direita brasileiro ainda não havia se manifestado publicamente sobre a vitória de seu oponente, nem nas redes sociais nem em comunicado oficial. Tampouco se comunicou por telefone com Lula.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo , um assessor de Bolsonaro informou aos ministros do governo que tentaram falar com ele que ele havia ido dormir. Por volta das 22h, as luzes do Palácio Presidencial em Brasília se apagaram.
Silêncio de seus parentes e retirada de seus seguidores
Os filhos mais velhos do presidente, o senador Flavio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, normalmente ativos nas redes sociais, também permaneceram calados.
Enquanto isso, seus seguidores criticaram e questionaram a vitória de Lula como “falsa” nas ruas do Brasil, apesar de seu reconhecimento oficial pela Justiça Eleitoral do Brasil.
Pero el silencio de su líder, el primer presidente derrotado en un intento de reelección en Brasil, les llevó a retirarse, en una noche marcada por el festejo de los miles de simpatizantes de Lula, el único presidente de la historia del país que gobernará por terceira vez.
Até a manhã desta segunda-feira, aos poucos, Lula vem recebendo reconhecimento e felicitações de lideranças de todo o mundo.