A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a empresa sueca de defesa e aviação Saab inauguraram uma fábrica de montagem de caças Gripen no Brasil,marcando um “marco importante no programa de transferência de tecnologia” para o país sul-americano, informou a empresa europeia.
As instalações estão localizadas no município de Gavião Peixoto, no estado de São Paulo, e o evento de inauguração contou com a presença do presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva. É a única fábrica de montagem de caças Gripen fora da Suécia e a primeira na América Latina a realizar todo o processo de construção de aeronaves supersônicas de combate, incluindo as etapas de projeto, desenvolvimento e testes em voo.
“A entrada em operação da linha de produção do Gripen marca nosso compromisso em transferir tecnologia e conhecimento para a indústria brasileira. Aqui produziremos 15 das 36 aeronaves atualmente contratadas pela Força Aérea Brasileira. encomendados pelo Brasil e outros países. Queremos que o Brasil se torne um centro de exportação para a América Latina e potencialmente para outras regiões”, disse o presidente-executivo da Saab, Micael Johansson.
Tecnologia
O Brasil assinou em 2014 um acordo com a empresa sueca para a compra de 36 caças : 28 do modelo Gripen E e oito Gripen F. A fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, que recebeu da congênere europeia as respectivas tecnologias para sua operação e treinamento de seus técnicos , será responsável pela produção de quinze caças Gripen E (F-39E, de acordo com a designação brasileira), que devem ser entregues a partir de 2025.
“O início da produção da aeronave F-39 Gripen no Brasil simboliza a concretização de um projeto ambicioso que se traduz em transferência de tecnologia, geração de empregos e consequente desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro […]. Agora fazemos parte do seleto grupo de países com capacidade de construir aeronaves supersônicas”, disse o comandante da Força Aérea Brasileira, Marcelo Kanitz.