A ANVISA já havia publicado uma resolução que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso de produtos Kinder da Bélgica.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil determinou nesta quarta-feira (20.04.2022) a retirada de um lote de produtos de chocolate da marca Kinder , fabricados na Bélgica, após a detecção de casos de salmonela relacionados à fábrica de doces de Ferrero no sul da Bélgica cidade de Arlon.
O órgão regulador explicou que a retirada dos produtos é “necessária” porque foi identificada uma importação para o mercado brasileiro, pela empresa Terra Nova Trading , dos chocolates produzidos na planta de Arlon. “Os produtos daquela fábrica foram alvo de um alerta internacional relatando um surto de Salmonella typhimurium em chocolates da marca Kinder “, acrescentou em comunicado.
A medida afeta apenas um lote de chocolate branco Kinder Schoko-Bons , de 200 gramas, e não se estende a outros produtos da marca, já que a maior parte dos doces Ferrero enviados ao Brasil são produzidos na América Latina. “Todas as medidas já estão sendo tomadas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para que o produto não seja encontrado nas lojas”, destacou a máxima autoridade em Saúde do Brasil.
Na semana anterior, a ANVISA já havia publicado uma resolução que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso de produtos Kinder da Bélgica. Embora o Brasil não esteja entre os países de destino desses produtos, o regulador considerou “sábia” a publicação da medida preventiva com o objetivo de “informar a sociedade” e evitar que o produto seja consumido ou trazido ao país.
As autoridades belgas informaram que detectaram pelo menos 29 casos de salmonela relacionados à planta de Arlon e que estavam investigando outras vinte suspeitas de contaminação. Por sua vez, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês), com sede em Parma, informou que cerca de 150 casos “confirmados e prováveis” de salmonela foram identificados em dez países europeus.
Agência Brasil