O renomado artista brasileiro Caetano Veloso entregou uma carta ao Papa Francisco, na qual pediu orações e atenção à situação de insegurança e violência no Brasil. Em seu apelo emocional, Caetano Veloso mencionou nominalmente algumas das crianças vítimas da crescente violência no Rio de Janeiro.
“Santo Padre, onde moro, na cidade do Rio de Janeiro, a violência atingiu índices iguais aos das grandes guerras pelo mundo. E o pior: vitimando cada vez mais crianças. A lista de meninos e meninas mortos por armas de fogo na Região Metropolitana do Rio assombra. Só este ano, 10 crianças morreram dessa forma.”
Recentemente, entrou nesta estatística a menina Eloah da Silva dos Santos, de 5 anos, atingida por um tiro quando estava em casa, no Morro do Dendê, comunidade da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Além dela, esse destino trágico também vitimou outras crianças:
– Juan Davi de Souza Faria, 11 anos
– Rafaelly da Rocha Vieira, 10 anos
– Maria Eduarda Carvalho Martins, 9 anos
– Ester de Assis Oliveira, 9 anos
– Jhenyfer Luz Silva de Souza, 12 anos
– Lohan Samuel Nunes Dutra, 11 anos
– Yan Gabriel Marques, 12 anos
– Dijalma de Azevedo, 11 anos
– Thiago Menezes Flausino, 13 anos
O apelo de Caetano Veloso ao Papa destaca a urgência de abordar a situação de violência que afeta especialmente as crianças no Brasil, e a esperança de que a influência do líder da Igreja Católica possa contribuir para a busca de soluções.