A chuva que atinge a capital baiana causou diversos transtornos à população neste final de semana, sobretudo no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Seis ocorrências foram registradas pela Defesa Civil da cidade (Codesal), quatro delas nos bairros de Paripe e Periperi.
De acordo com o órgão municipal, em Fazenda Coutos e Rio Sena, o acumulado de chuvas chegou a ultrapassar os 100mm em apenas 3 horas, quase o equivalente à média histórica esperada para todo o mês de março (147mm).
As altas temperaturas, associadas aos ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico, que se intensificaram por um sistema de baixa pressão (cavado) sobre o mar, provocaram as fortes chuvas, acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento.
Um deslizamento de terra, uma ameaça de deslizamento e duas de desabamento foram registrados na região. O bairro do Cabula também registrou um deslizamento de terra, e outra ameaça de deslizamento foi notificada na Liberdade. Os maiores acumulados de chuva foram registrados em Fazenda Coutos (126mm), Rio Sena (100,8mm), Mirante de Periperi (88,6mm), Plataforma (85,8mm) e Águas Claras (83,9mm).
Em Paripe, ruas ficaram inundadas e a água invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Os moradores perderam, além de móveis e eletrodomésticos, seus pertences pessoais. De acordo com a Transalvador, a avenida Afrânio Peixoto apresentou pontos críticos e a situação se repetiu em outras pontos da cidade.
Em nota, a Defesa Civil informou que um imóvel localizado na rua Salomé, em Paripe, foi atingido por um deslizamento de terra, causando danos materiais e instabilidade. Uma vistoria foi realizada no local e a residência precisou ser condenada. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) se encarregará da demolição total do imóvel e a Limpurb, da limpeza da área e aposição de lonas plásticas na encosta.
A Codesal alertou sobre o período de chuvas e lançou uma operação especial com implantação de contenções de encostas definitivas e geomantas. Em casos de emergência, o atendimento é gratuito através do 199.
===
Portal a tarde