De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego, desde o último domingo (5), a consulta do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) está disponível. Os trabalhadores que atuaram em 2021 recebendo até dois salários mínimos podem verificar se terão direito de sacar até R$ 1.302 nesse ano.
As informações do Ministério do Trabalho e Emprego são de que pelo menos 22,9 milhões de pessoas tenham direito ao abono salarial nesse ano. A consulta do PIS é referente ao ano base 2021, e vai contemplar além dos trabalhadores da iniciativa privada, os servidores públicos por meio do PASEP. O mínimo a ser recebido é de R$ 108,50 referente a 1/12 do salário mínimo atual.
O calendário de pagamentos começa no dia 15 de fevereiro para os dois públicos. Sendo que a Caixa Econômica fará os depósitos referentes ao PIS, enquanto o Banco do Brasil libera o saque do PASEP. Para os funcionários da iniciativa privada o cronograma mensal acompanha o mês de aniversário desse grupo. Enquanto os servidores públicos recebem com base no final do benefício.
Ao fazer a consulta do PIS, os trabalhadores conseguirão descobrir além do valor que será pago e que acompanha o número de meses trabalhados em 2021, quando vão poder sacar o benefício. Assim que obtiver essa informação, o cidadão já pode se programar para o saque.
Como fazer a consulta do PIS
Embora o saque do PIS acontece nos canais online e presenciais da Caixa Econômica, e do PASEP nesses mesmos canais do Banco do Brasil, a consulta do abono salarial é feita no mesmo local para os dois grupos. É preciso acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ter login no Gov.br ou criar o seu.
O prazo máximo para recebimento da quantia é 28 de dezembro. E a partir do dia 15 de fevereiro, junto com o início do cronograma desse mês, começa também o prazo para pedir o resgate do abono que não foi sacado em 2022.
A consulta do PIS e PASEP acontece da seguinte forma:
Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e faça login;
Na aba “Benefícios” selecione “Abono salarial”;
Agora, filtre a busca pelo ano-base nesse caso 2021;
Descubra se tem direito ao benefício e a data de saque.
VEJA TAMBÉM >>>>>Processo de solicitação do consignado pelo INSS sofre alterações a partir deste mês