Se ninguém mais usa máscara devido ao relaxamento das medidas, faz sentido usá-la de qualquer maneira para se proteger do coronavírus?
Resumidamente, a resposta é: sim, é melhor usá-los. Máscaras, cintas de queixo ou coberturas faciais são eficazes na redução do risco de contrair COVID, mesmo que todos ao seu redor estejam com o rosto nu. Mas essa eficácia varia de acordo com o tipo de máscara que você usa e como a usa.
Máscaras médicas são boas; FFP2 são melhores
As máscaras FFP2 e N95 bem ajustadas fornecem 75 vezes mais proteção em comparação com uma máscara médica ou cirúrgica igualmente usada, de acordo com um estudo do Instituto Max Planck de Dinâmica e Auto-Organização, em Göttingen, Alemanha.
“Muitos profissionais de saúde, cientistas que trabalham com patógenos perigosos e trabalhadores que podem ser expostos a partículas nocivas no ar dependem de máscaras especializadas como N95s para se proteger. disse Linsey Marr, professora da Virginia Tech e especialista em transmissões virais no ar.
Os pesquisadores do Max Planck descobriram que o nível de proteção de uma máscara depende de quão bem ela se encaixa. Se não for confortável o suficiente para criar um espaço selado ao redor do nariz e da boca, não funcionará tão bem.
O estudo indicou que as máscaras bloqueiam quatro vezes mais partículas quando a peça que se dobra sobre o nariz se ajusta adequadamente ao contorno do nariz.
O fim das máscaras?
No início desta semana, um juiz federal dos Estados Unidos suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, inclusive em voos domésticos.
Em Espanha , a obrigatoriedade do uso de cintas de queixo foi levantada em todos os casos, exceto nos transportes públicos e nos centros de saúde e cuidados de saúde.
Na Alemanha , o governo concordou em encerrar quase todas as medidas anti-COVID-19 no país em meados de março, apesar de registrar sua maior taxa de infecção desde o início da pandemia há alguns dias. O uso de máscaras só é oficialmente obrigatório no transporte público e nos centros de saúde, embora as empresas privadas ainda possam exigir que seus clientes as usem, se assim o desejarem.
Em muitos lugares, pela primeira vez desde a pandemia, todos podem decidir se devem ou não usar máscara.
Fonte da noticia DW