No total, 39% afirmam que declarações atrapalham muito e 21% dizem atrapalhar um pouco
Seis em cada dez brasileiros acreditam que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) questionando a segurança do sistema eleitoral atrapalham as eleições. O dado foi medido por pesquisa Datafolha realizada nesta semana.
Enquanto 37% da população dizem que as falas de Bolsonaro não atrapalham a eleição, outros 39% afirmam que elas atrapalham muito, e 21% dizem atrapalhar um pouco. Há 3% que não sabem.
60% dizem que ataques de Bolsonaro atrapalham as eleições
Bolsonaro vem afirmando, sem apresentar provas, que o sistema de urnas eletrônicas não é seguro e que houve fraude em eleições passadas. Até hoje, desde a implementação das urnas nos anos 90, não houve nenhum indício de fraude.
Entre quem cursou ensino superior, 46% dizem que as declarações de Bolsonaro atrapalham muito e 33% afirmam que as falas do presidente não atrapalham.
Cerca de metade (52%) dos entrevistados que recebe mais de 10 salários-mínimos afirma que as declarações de Bolsonaro não atrapalham o pleito nacional deste ano –índice que vai a 47% entre evangélicos.
Na população que se declara preta, 42% consideram que as falas de Bolsonaro atrapalham muito, taxa que chega a 44% entre estudantes.
Os empresários se dividem da seguinte forma: 31% dizem que as declarações atrapalham muito, 13% afirmam que atrapalham um pouco e 53% acreditam que não atrapalham.
Informações do Folha de S.Paulo