O ex-presidente Donald Trump está vendendo Bíblias durante sua campanha para retornar à Casa Branca. Trump, que há algumas semanas é o virtual candidato presidencial republicano, divulgou um vídeo em sua rede social Truth Social exortando seus seguidores a comprar a “God Bless the USA Bible” (Bíblia Deus abençoe os EUA), inspirada na balada patriótica do cantor country Lee Greenwood. A música é tocada quando Trump entra no palco em todos os seus eventos e ele já apareceu junto com Greenwood em algumas cerimônias.
“¡Feliz Semana Santa! Vamos fazer com que os Estados Unidos voltem a rezar. À medida que a Sexta-feira Santa e a Páscoa se aproximam, exorto vocês a comprarem um exemplar da God Bless the USA Bible”, escreveu Trump, adicionando o link para um site que vende o livro por $59,99.
Trump enfrenta uma séria escassez de fundos enquanto seus custos legais aumentam devido a quatro processos criminais e uma série de acusações civis. Ele teve um alívio na segunda-feira, quando um tribunal de apelações em Nova York concordou em suspender a cobrança de $454 milhões que ele deve por uma sentença civil por fraude, desde que deposite $175 milhões nos próximos 10 dias. Trump já apresentou uma fiança de $92 milhões relacionada às acusações de difamação da escritora E. Jean Carroll, que o acusou de abuso sexual.
“Todos os americanos precisam de uma Bíblia em suas casas e eu tenho muitas. É meu livro favorito”, diz Trump no vídeo publicado na Truth Social. “Estou orgulhoso de apoiar e encorajo vocês a conseguirem esta Bíblia. Devemos fazer com que os Estados Unidos voltem a rezar”.
O site a apresenta como “A única Bíblia endossada pelo presidente Trump!”. Diz que é “fácil de ler”, com “letras grandes” e um “design fino” que “o convida a explorar a Palavra de Deus em qualquer lugar, a qualquer momento”.
Além da versão em inglês do Rei James, ela contém cópias da Constituição, da Carta de Direitos, da Declaração de Independência e do Juramento de Fidelidade à bandeira, além de uma estrofe manuscrita da música de Greenwood.
A Bíblia é apenas o empreendimento comercial mais recente de Trump durante sua campanha. A empresa chamada 45Footwear vende outros tipos de calçados, colônias e perfumes sob a marca Trump.