O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Record, está sendo processado pelo pastor Rafael Venâncio, que afirma ser seu filho. Venâncio, de 45 anos, entrou com uma ação na Justiça de Minas Gerais pedindo a investigação de paternidade. Ele alega que Edir Macedo teve um relacionamento extraconjugal com sua mãe, Maura Darc Ferreira, quando ela era empregada na casa do religioso no Rio de Janeiro, no final dos anos 1970.
Venâncio nasceu em 31 de dezembro de 1978, enquanto Edir Macedo, casado com Ester Bezerra e pai de duas filhas na época, tinha 33 anos. Segundo a ação, Maura, com 17 anos na época, teria iniciado um relacionamento com Macedo após procurar orientação dele. Venâncio alega que o bispo tentou impedir a gravidez e ofereceu dinheiro para um aborto, chamando o bebê de “fruto do demônio”.
Após Maura retornar para Belo Horizonte, ela teria doado Venâncio a um casal. Em 2007, Venâncio procurou seus pais biológicos e encontrou sua mãe em coma, pouco antes de sua morte. A história sobre Edir Macedo foi confirmada por uma amiga e vizinha de Maura.
Venâncio, que já frequentou a Igreja Universal e se tornou pastor em 1997, diz que não busca um vínculo afetivo ou financeiro com Macedo, mas busca justiça para sua mãe e revelar a verdade. A assessoria da Igreja Universal classificou a acusação como “absurda” e optou por não comentar mais sobre o assunto.