Nas eleições de 2023 na Argentina, Javier Milei, candidato à presidência pelo partido La Libertad Avanza (LLA), está ganhando apoio de líderes internacionais da direita ibero-americana. Representantes do bolsonarismo brasileiro, incluindo Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e membros do partido de direita espanhol VOX estão demonstrando apoio a Milei.
Eduardo Bolsonaro se unirá ao deputado argentino Nahuel Sotelo para votar e provavelmente estará presente no bunker de campanha de Milei. Sotelo lidera a agrupação La Julio Argentino e tem uma forte presença na Terceira Seção Eleitoral da província de Buenos Aires.
A direita espanhola será representada por figuras como o eurodeputado Hermann Tertsch, o diretor da Fundación Disenso, Jorge Martín Frías, o líder do Foro de Madrid, Eduardo Cader, e o diretor do Instituto Superior de Sociologia, Economia e Política, Santiago Muzio. A Fundación Disenso é uma força motriz por trás do Foro de Madrid, uma coalizão de partidos de direita na Ibero-América, e defensores da Carta de Madrid, um pronunciamento de várias facções de direita da América Latina e Espanha.
Tanto Milei quanto sua candidata a vice-presidente, Victoria Villarruel, assinaram a Carta de Madrid e participaram de eventos da VOX no passado. O líder de LLA emitirá seu voto na Universidade Nacional Tecnológica (UTN) em Belgrano, Buenos Aires, no domingo das eleições.
Acompanhe todas as informações sobre as eleições 2023 na Argentina aqui em nossa página.