Edinael Menezes, de 19 anos, estudante do 3º ano do Colégio Democrático Estadual Marcos Freire – Tempo Integral, se tornou o único estudante surdo da Bahia a alcançar o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras). Esta não é a primeira vez que ele é medalhista da competição, tendo conquistado o terceiro lugar na edição de 2022. A premiação de 2023 será realizada virtualmente no dia 27 de novembro, no site oficial do Sinaliza Enem (www.sinalizaenem.com.br).
Edinael expressou sua felicidade com a conquista, destacando seu amor pela Matemática e a importância dessa disciplina, que não faz distinção com base em quem você é ou quais limitações você possa ter. Ele também elogiou seu professor de Matemática, Gustavo, por sua paciência e orientação. Edinael planeja fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seguir uma carreira na área de Matemática, que abriu portas em sua jornada acadêmica.
O professor Gustavo Barbosa enfatizou a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino da Matemática, tornando possível a inclusão de estudantes surdos em salas de aula regulares e garantindo que eles tenham igualdade de acesso à educação matemática. Ele observou que a Matemática desempenha um papel fundamental na promoção da acessibilidade e inclusão dos alunos surdos, permitindo que participem ativamente das aulas e compreendam os conceitos matemáticos de maneira significativa. Gustavo também elogiou o trabalho do intérprete de Libras da escola, Pedro Gomes Jr., que desempenhou um papel fundamental na conquista de Edinael na competição.
Pedro Gomes Jr. ressaltou que Edinael realizou a prova em sua língua materna, e ele acompanhou todo o processo de desenvolvimento do aluno. Ele também destacou a importância da educação em tempo integral e da educação inclusiva para os estudantes, afirmando que a Educação Inclusiva se faz presente quando as diferenças são respeitadas e os espaços são adaptados para todas as pessoas, com ou sem deficiência.
A OBMLibras, Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras, é a primeira e única competição científica nacional realizada completamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A prova é anualmente aplicada em escolas públicas e privadas, envolvendo estudantes surdos de todas as regiões do Brasil. Os alunos têm acesso a uma plataforma com questões em vídeo, elaboradas por professores surdos e ouvintes.
Esta conquista de Edinael Menezes é um testemunho da importância da educação inclusiva e do potencial ilimitado dos estudantes surdos quando têm acesso igualitário à educação e oportunidades.