O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de coração neste domingo (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Internado desde o dia 5 de agosto para tratar insuficiência cardíaca, sua equipe médica passou a indicar a cirurgia no dia 20. O prazo total entre a internação e o transplante foi de 22 dias.
O tempo de espera por um transplante de coração oficialmente é de 1 a 3 meses em São Paulo – mas pode ser reduzido por urgência.
Houve, porém, reações nas redes sociais, criticando a rapidez no processo. João Silva, filho do apresentador, usou o Instagram para se manifestar, republicando um story postado pelo amigo Enzo Celulari, em que se destacava “Informem-se antes de julgar” e o link para uma série de tuítes de um médico de Minas, pedindo para que “não façam ilações ou acusações irresponsáveis de ‘furação’ de filas ou interesses escusos”.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 19 e 26 de agosto foram realizados 13 transplantes de coração no País, sendo 7 em São Paulo. “Ele (Faustão) recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, diz a nota oficial.
O hospital Albert Einstein também divulgou um comunicado, afirmando que “o paciente foi internado no dia 5 de agosto com insuficiência cardíaca grave e, após avaliação e acompanhamento clínico, foi submetido a um transplante cardíaco no dia 27 de agosto”.
Ainda de acordo com o comunicado, “o paciente encontra-se estável e em recuperação”.
O transplante de coração de Faustão é um caso que desperta curiosidade e atenção da população. A rápida liberação do apresentador para o procedimento levantou suspeitas de irregularidades, mas as autoridades de saúde afirmam que não houve nenhuma ilegalidade.
O fato de Faustão ser uma figura pública de grande relevância pode ter acelerado o processo, mas isso não significa necessariamente que ele tenha furado a fila.
A fila de espera por transplantes de coração é organizada de acordo com a gravidade do caso, e Faustão estava em uma situação muito grave, com risco de vida.
O transplante foi um sucesso, e Faustão deve se recuperar completamente.