Esta é a primeira coalizão liderada pela extrema direita na Itália desde a Segunda Guerra Mundial. Além disso, Meloni será a primeira mulher a assumir o cargo na história do país europeu.
A líder dos Irmãos de extrema direita da Itália, Giorgia Meloni , vencedora das eleições gerais, concordou nesta sexta-feira (21.10.2022) em formar um governo antes do chefe de Estado, Sergio Mattarella, e será a primeira mulher a assumir o cargo na história do país.
O juramento terá lugar amanhã, sábado, no Palácio do Quirinal, sede do Chefe de Estado.
Meloni foi o candidato mais votado nas eleições parlamentares e foi proposto pela coligação de direita que lidera e que inclui também Matteo Salvini e Silvio Berlusconi .
Espera-se agora que Meloni anuncie sua lista de ministros, dividida entre a Liga pró-soberania de Salvini e a conservadora Forza Italia de Berlusconi .
Como peculiaridade, o político romano de 45 anos aceitou o cargo “sem reservas”, algo inusitado na política italiana, já que os chamados a governar costumam precisar de alguns dias para acertar os últimos aspectos dos Executivos.
O chefe de Estado esperou para anunciar sua decisão sobre o retorno do primeiro-ministro cessante, Mario Draghi, que participou até esta sexta-feira de um Conselho Europeu sobre energia considerado fundamental para Roma.
O chefe dos Irmãos da Itália , partido herdeiro dos pós-fascistas do Movimento Social Italiano, subiu na política italiana como a única oposição ao governo de unidade nacional que Draghi presidia desde fevereiro de 2021 para enfrentar a pandemia.
ap/reuters/afp/rr/dw