Na manhã desta quarta-feira (5), o governador Jerônimo Rodrigues participou da sessão solene no Congresso Nacional em comemoração aos 200 anos do 2 de Julho, data que celebra a Independência da Bahia. Durante o evento, o governador destacou a importância de reconhecer nacionalmente a história da Independência da Bahia e enfatizou a necessidade de incluir os heróis e heroínas baianos nos livros de história oficial.
Jerônimo ressaltou a importância de personagens como Maria Filipa e Joana Angélica, que não são mencionados nos livros, na imprensa nacional ou na televisão. Ele argumentou que esse reconhecimento é fundamental para que todo o povo brasileiro se veja como agente fundamental na conquista da liberdade e da soberania.
A sessão solene foi realizada no plenário do Senado por iniciativa dos senadores Jacques Wagner e Randolfe Rodrigues, do deputado Bacelar e das deputadas Alice Portugal, Lídice da Mata e Rogéria Santos. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve presente, cantando o hino da Bahia e destacando a importância da cultura baiana para o país.
Antes da sessão solene, o governador participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, um evento que promove o diálogo entre governos e sociedade para o fortalecimento das políticas públicas de saúde do Brasil. Acompanhado da secretária de Saúde, Roberta Santana, Jerônimo visitou o evento e acompanhou as discussões que orientarão as ações e decisões do governo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.
Além do governador, uma delegação da Bahia com 180 membros também participou da conferência desde o último domingo (2), contribuindo com os debates e a construção de políticas públicas para orientar as ações do Governo Federal no âmbito do SUS.