O Governo do Estado da Bahia lançou nesta segunda-feira (21) a licitação para obras de drenagem e urbanização na Cidade Baixa, em Salvador. As obras serão realizadas nas Bacias da Baixa do Bonfim, Massaranduba e Boa Viagem, e devem beneficiar cerca de 190 mil famílias.
A licitação será realizada no dia 15 de setembro, e o prazo de execução das obras é de 24 meses. O valor estimado das obras é de R$ 78,9 milhões.
As obras de drenagem serão realizadas em uma área de dois quilômetros quadrados, e contemplarão a construção de uma rede de drenagem pluvial estruturada, incluindo a limpeza e cobertura do canal. A obra também contemplará a urbanização, paisagismo, criação de espaços de lazer comunitário, implementação de sistemas de esgotamento sanitário e aprimoramentos na sinalização viária dos bairros envolvidos.
A obra é uma das primeiras intervenções do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O PAC prevê investimentos da ordem de mais de R$ 1,7 trilhão em todos os estados brasileiros, por meio de parceria entre Governo Federal, estados, municípios, setor privado e movimentos sociais.
A licitação para a drenagem nas Bacias da Baixa do Bonfim, Massaranduba e Boa Viagem é a primeira a compor o programa na Bahia. O Novo PAC contempla outras obras cadastradas pelo Governo do Estado da Bahia, como a recuperação da BR-116, no sentido de Serrinha, a duplicação do trecho da BR-101, de Feira de Santana até Sergipe, além das barragens de Catolé, Baraúna e do Rio da Caixa.