O Hospital Santa Izabel / Oncoclínicas anunciou a instalação de um moderno acelerador linear digital em seu Cancer Center, ampliando sua capacidade de tratamento de pacientes oncológicos. O dispositivo emite radiação com precisão, direcionando-a para o local do tumor, permitindo tratamentos até seis vezes mais rápidos e reduzindo possíveis efeitos adversos.
A nova tecnologia oferece uma experiência mais confortável e satisfatória para os pacientes, que podem escutar música durante o procedimento. Segundo José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, a adição do acelerador linear digital atende aos pacientes que necessitam de radioterapia com alto grau de exatidão, precisão e velocidade.
As indicações de tratamento radioterápico são baseadas em situações clínicas específicas, podendo ser combinadas com outros tratamentos como cirurgias e quimioterapia. A médica Tâmara Azevedo, coordenadora do serviço de radioterapia, destaca que o acelerador linear representa uma grande conquista, permitindo um tratamento de alta performance com mais precisão, rapidez e menos efeitos adversos.