Respeitando o calendário emitido pela Receita Federal, as chances de haverem problemas vinculados ao seu CPF são reduzidas. Além disto, é recomendado que o processo de análise contábil já esteja em início para os brasileiros. Muitos já estão prontos, mas existe uma grande quantidade que ainda teme a malha fina.
Como evitar a malha fina do Imposto de Renda?
Para evitar que precise refazer a sua declaração, existem algumas dicas que devem ajudar o contribuinte. Entre as dicas, está a revisão da documentação antes do envio final. Por vezes, as pessoas deixam para realizar a entrega da declaração próximo ao prazo. Com isto, erros acabam passando batido.
Aqueles que caíram na malha fina não poderão receber a restituição no prazo geral. Ou seja, aquelas pessoas que entregaram a documentação e estão aptos ao recebimento, estes receberam em um dia específico, ainda não divulgado. Já os que foram para a malha fina ainda podem receber, mas apenas no fim do ano.
Dicas para evitar transtornos com o IRPF
Para evitar complicações, é fortemente indicado que o cidadão realize a consulta com o contador. O profissional poderá ter acesso aos seus dados e determinar a documentação necessária da forma correta. É um investimento que pode ser vantajoso, tendo em vista complicações com a Receita Federal.