O candidato de La Libertad Avanza venceu em várias províncias com grandes porcentagens e se tornou o candidato mais votado no país.
Javier Milei, candidato presidencial de La Libertad Avanza, surpreendeu nas eleições primárias abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO) do domingo, 13 de agosto na Argentina. Com 65,18% das mesas apuradas, Milei se impôs com clareza ao governo e ao Juntos por el Cambio.
Milei venceu em várias províncias da argentina com, grandes porcentagens.
Mendoza (34,85%) e Córdoba (32,16%). Ele também venceu nas províncias de Santa Fe (31,28%), San Luis (30,09%), Neuquén (29,64%), La Pampa (28,89%), Entre Ríos (28,49%) e Chubut (27,89%).
Na interna da oposição, Patricia Bullrich derrotou Horacio Rodríguez Larreta com 39,52% dos votos. Sergio Massa estava em segundo lugar individualmente com 14,97% dos votos.
Os resultados das PASO mostram uma mudança significativa no mapa político argentino. Milei, um candidato de direita que se tornou conhecido por seus discursos populistas e sua crítica ao establishment, se tornou o candidato mais votado no país.
O sucesso de Milei é um sintoma do descontentamento dos argentinos com o governo de Alberto Fernández. A economia argentina está em profunda crise e a inflação está em níveis recordes. Os argentinos estão procurando por uma mudança e Milei ofereceu uma mensagem de esperança e mudança.
Os resultados das PASO também mostram a fraqueza do Juntos por el Cambio. O principal bloco da oposição não conseguiu capitalizar a crise do governo de Fernández e ficou dividido entre diferentes candidatos.
A vitória de Milei nas PASO o torna o favorito para as eleições presidenciais de 22 de outubro. No entanto, ainda faltam dois meses para as eleições gerais e tudo pode acontecer.