O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi recebido nesta segunda-feira no Palácio do Planalto, sede do Executivo brasileiro, pelo seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente venezuelano chegou ao Planalto às 10h40 [horário local], acompanhado de sua esposa, Cilia Flores. Eles subiram a rampa do prédio e foram recebidos por Lula e pela primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja.
A reunião está dividida em duas partes, uma reunião privada de cerca de uma hora e uma reunião posterior, de acordo com a agenda da Presidência da República.
Em seguida, os dirigentes assinarão alguns documentos e, posteriormente, Lula marca um almoço em homenagem a Maduro e sua esposa.
Lula retomou as relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela assim que assumiu o cargo em janeiro passado. Esses laços foram rompidos durante o governo anterior de Jair Bolsonaro.
reunião de presidentes
Maduro chegou à capital brasileira no domingo, onde foi recebido com honras. Além do encontro com Lula na segunda-feira, o presidente venezuelano participará na terça-feira da Cúpula dos Países da América do Sul .
O objetivo desta reunião é discutir “o futuro” da região, disse Lula na segunda-feira por meio de sua conta no Twitter.
“Nenhum país cresce sozinho. Temos que trabalhar com nossos vizinhos para construir alianças para o desenvolvimento econômico da região, fortalecendo os laços culturais e defendendo a democracia”, enfatizou.
info.rt