O governante eleito do Brasil respondeu assim às críticas pela designação do Catar como sede da Copa do Mundo.
O presidente eleito do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira (18.11.2022) que não é o momento de “julgar” a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo que começa no dia 20 de novembro.
“Não sei quais foram os critérios para a escolha do Catar. De qualquer forma, não cabe a nós julgar os critérios. Já está escolhido, já está decidido”, declarou Lula em Lisboa após reunião com o primeiro-ministro português, António Costa.
“As seleções estão convocadas, já estão treinando. O que queremos é que os jogadores joguem bem para dar um show a todos nós”, completou Lula.
Após sua designação no final de 2010 como sede da Copa do Mundo, o Catar tem sido alvo de muitas críticas, incluindo acusações de corrupção para vencer; abusos de trabalhadores migrantes, desrespeito aos direitos das mulheres e pessoas LGBTQ e o impacto ambiental do torneio.
No campo esportivo, Lula disse acreditar “sincera” e “humildemente” que seu país conquistaria a Copa. “Depois de 20 anos, é hora do Brasil ser campeão mundial novamente”, declarou em entrevista coletiva com a seleção portuguesa régua .
amores (afp, efe, Reuters)dw.