Emmanuel Macron volta a prevalecer nas eleições francesas e rpetirá seu mandato nas eleições mais apertadas dos últimos tempos.
A candidata liberal obteve 58,5% em comparação com 41,5% da candidata de extrema-direita Marine Le Pen. O dado negativo dessas eleições foi a abstenção: 28% dos eleitores, um em cada três, ficou em casa.
Esta é a maior abstenção na França em meio século. Macron agradeceu o apoio de seus seguidores e prometeu um mandato diferente e renovado, pois considera sua responsabilidade dar uma resposta aos cidadãos que votaram nele apenas por bloquear a extrema direita.
Em seu discurso, Macron se orgulha de mais uma vez servir ao povo francês, mas não esqueceu todos aqueles que votaram em seu oponente Le Pen ou aqueles que se abstiveram. Ele garante que trabalhará com compromisso com todos e será o presidente de todos.
Por sua vez, Marine Le Pen garantiu que não guarda rancor pela derrota e parabenizou a adversária. Le Pen confirma que nunca abandonará os franceses e que lutará contra a oposição.