Ramírez tornou-se popular entre a comunidade nacional e internacional após o filme de animação “Coco” (2017), para o qual serviu de inspiração para a personagem “Mamá Coco”, avó da protagonista.
María Salud Ramírez Caballero, a mexicana que inspirou a personagem Mama Coco do filme da Disney Pixar “Coco” (2017), morreu aos 109 anos em sua cidade natal de Santa Fe de la Laguna, Michoacán, depois de dedicar sua vida para a olaria e seus três filhos.
Nascida em 1913, na cidade de Purépecha de Santa Fe de la Laguna, no centro do México, María Salud era trabalhadora do barro, como a maioria de sua comunidade, e foi até 2017 que sua vida deu uma guinada, depois disso se popularizou que sua imagem serviu de inspiração para um filme de estatura internacional.
Ela era mãe de três filhos e avó de muitos mais netos, que, em entrevistas anteriores à mídia local, afirmaram que ela era uma avó normal, carinhosa, mas também com seu caráter.
“Coco”: a Pixar nunca reconheceu oficialmente que a inspiração
Baseado nas tradições do Dia dos Mortos mexicano, “Coco” centra-se na história de Miguel, um rapaz que aspira a ser músico e que acidentalmente acaba no mundo dos mortos devido a um conflito familiar.
Nesse universo, Mama Coco é a bisavó da protagonista, uma velhinha adorável que mal pronuncia palavras, mas que ajudará a curar a dor de uma família mexicana.
Embora os traços de María Salud com os da personagem Mama Coco no filme da Pixar pareçam inegáveis, a gigante do entretenimento nunca reconheceu oficialmente que a inspiração nasceu dela, situação que contrasta com as declarações de pessoas que trabalharam no filme , que confessou ter viajado pelo México e conversado com famílias para a realização de “Coco”.
Além disso, vários depoimentos de pessoas de sua comunidade afirmam que a mulher teria sido retratada nas ruas e praças de sua cidade por pessoas da produção e que até, no filme, alguns espaços em Santa Fé de la Laguna foram projetados na tela. filme muito semelhante à vida real.
De acordo com sua neta Verónica, entrevistada pela mídia local, Nana Salud, como também era conhecida em sua cidade natal, decidiu não tomar nenhuma providência para ser reconhecida pela produtora internacional. Ela também disse que gostava de conversar e ser visitada, embora seus movimentos fossem mínimos e quase não saísse para tomar sol na velhice.
Morte choca internautas
De acordo com seus parentes, a mulher mexicana morreu de complicações de saúde devido à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e danos nos rins.
Todos os tipos de pessoas assistiram ao seu funeral, de parentes a curiosos, enquanto seu caixão, nos fundos de sua casa, está cada vez mais cheio de decorações florais que adornam uma foto sua, na qual estava inscrito “Mamá Coco” no topo deixei.
A família Ramírez Caballero anunciou na tarde de domingo (16.10.2022), sobre sua morte através de sua página no Facebook, que contava com mais de 10.000 seguidores, situação que chocou internautas, moradores locais e até funcionários do governo, que expressaram suas condolências.
“Lamento profundamente a morte de Dona María Salud Ramírez Caballero, Mama Coco, mulher incansável e exemplo de vida, que foi uma inspiração para essa querida personagem que deu a volta ao mundo. Minhas orações para que ela descanse e que sua família encontre resignação “, o secretário de Turismo do Estado de Michoacán, Roberto Monroy, mencionou em sua conta no Twitter.
Da mesma forma, mensagens de carinho e admiração choveram em suas redes sociais, de quem confessou ter admirado a mulher e mais algumas fotos compartilhadas com a dama.
“Linda Mama Coco descanse em paz, e as gerações de hoje não chegaram a essa idade, você foi uma das gerações mais fortes, uma lenda está nos deixando, uma linda história de vida. Adeus Mama Coco”, escreveu a usuária Luz Enith.
POUCOS (EFE, AFP).dw