A zona costeira de São Paulo foi afetada por um temporal que deixou mais de 680 milímetros de água em 24 horas, quantidade nunca vista na região. Há dezenas de desaparecidos.
Informes desta terça-feira (21.02.2023) revelou que o número de mortos devido às chuvas torrenciais que atingiram o litoral de São Paulo aumentou para 44, enquanto o número total de desaparecidos permanece em 40. O município mais afetado foi o São Sebastião, onde foram registradas 43 das 44 mortes e um recorde de chuvas na história do país, com mais de 680 milímetros em 24 horas.
Cerca de 600 soldados, incluindo salva-vidas e soldados, continuaram a procurar por sobreviventes, informou o governo. “O trabalho de resgate continua ininterrupto na região”, onde deslizamentos de terra provocados pelas chuvas criaram rios de lama, pedras e árvores que arrastaram casas precárias construídas nas encostas, disse ele.
Da mesma forma, 1.730 pessoas foram desalojadas e 766 ficaram desabrigadas, enquanto 23 pessoas estão internadas em hospitais da região, seis das quais em estado grave. Além disso, há um número indeterminado de pessoas isoladas em diferentes comunidades da região, onde, embora as tempestades sejam comuns nesta época, não são tão fortes como nos últimos anos.
Toneladas de ajuda
As autoridades iniciaram também a distribuição de 7,5 toneladas de ajuda humanitária, uma vez que em vários pontos ainda não há abastecimento de água nem eletricidade, e há graves problemas de comunicação. Por outro lado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que a Marinha vai montar um hospital de campanha para atender as vítimas, com 300 leitos de enfermagem e cerca de vinte profissionais de saúde.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva , sobrevoou as áreas mais atingidas na segunda-feira para conhecer a situação em primeira mão, acompanhado de uma grande delegação de ministros. O presidente prometeu “reconstruir” as casas destruídas e pediu às autoridades do país que parem de construir em áreas consideradas de alto risco de inundações e deslizamentos de terra.