Nesta quarta-feira (12), o Teatro Sesc-Senac Pelourinho recebe a Mostra da Cultura do Cordel como parte do projeto “Uma Quarta de FreePelô”. Jovens de diversas instituições terão a oportunidade de vivenciar a riqueza dessa tradição popular nordestina por meio de uma apresentação interativa. O cordelista e pesquisador Osmar Simões Machado Jr. e o músico Igor Reis se unem para proporcionar uma experiência lúdica, envolvendo literatura, música, artes plásticas e teatro. A direção fica por conta da atriz Isabela Gomes.
A mostra tem como objetivo difundir e valorizar a cultura do cordel, mostrando ao público sua vitalidade, complexidade e capacidade de se reinventar ao longo das gerações. Além da apresentação no teatro, está prevista uma oficina de cordel com Osmar Tolstói, que será realizada nas escolas dos jovens participantes no dia 13 de julho.
O projeto “Uma Quarta de FreePelô” também oferece entradas gratuitas às quartas-feiras para diversas instituições do Centro Histórico de Salvador. O público em geral, além dos estudantes, pode aproveitar a gratuidade para visitar lugares como a Casa do Benin, a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Gastronomia Baiana, o Museu do Mar Aleixo Belov, entre outros.
O evento antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que ocorrerá em agosto, e conta com o patrocínio do Grupo CCR e da Prefeitura Municipal de Salvador.
Escolas e grupos interessados em participar podem agendar visitas gratuitas pelo site www.jorgeamado.org.br. Para visitantes individuais ou grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita tem duração aproximada de uma hora.
O projeto “Uma Quarta de FreePelô” oferece uma oportunidade enriquecedora de imersão cultural, valorizando as tradições e a história do Pelourinho, um dos locais mais emblemáticos de Salvador.