A missão não tripulada busca fazer uma viagem de ida e volta à Lua e testar as capacidades do poderoso foguete, cujo lançamento foi abortado há poucos dias.
A NASA tentará novamente no próximo sábado a partir do Cabo Canaveral, na costa leste da Flórida, Estados Unidos, lançar a missão não tripulada Artemis I à Lua, após suspender a decolagem na segunda-feira devido a um problema técnico , informaram nesta terça-feira (08.30. 2022) os responsáveis pelo programa.
A decolagem do Artemis 1 estava programada para segunda-feira de manhã, mas foi cancelada porque um teste para colocar um dos quatro motores RS-25 do foguete à temperatura para o lançamento não teve sucesso.
Mike Sarafin, gerente da missão Artemis 1 da NASA , anunciou a data para a nova tentativa de lançamento – um passo fundamental no programa dos EUA para devolver os astronautas à Lua – em uma entrevista coletiva na terça-feira.
O alvo do Artemis 1, nomeado em homenagem à irmã gêmea da Apollo, testará o foguete de 98 metros com o Sistema de Lançamento Espacial e a cápsula Orion, amigável à tripulação, em seu topo.
tripulação de manequins
A missão não leva tripulação, mas sim bonecos equipados com sensores que registram os níveis de aceleração, vibração e radiação.
O objetivo da missão é fazer uma viagem de ida e volta à Lua e busca testar as capacidades do foguete e também calibrar as capacidades da nave Orion, que pode acomodar até quatro tripulantes, e com reservas de água e oxigênio. lhe permitiria cerca de 20 dias de viagem independente.
Milhares de pessoas, incluindo a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, planejam se reunir para assistir ao lançamento, que ocorre 50 anos depois que os astronautas da Apollo 17 pisaram pela última vez na Lua.
jc (afp, efe) dw.