O Governo Federal prorrogou o prazo para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), conhecida como o novo RG, para 11 de janeiro de 2024. Inicialmente, a data era 6 de março e foi estendida para 6 de novembro. Onze estados já começaram a emitir o novo RG.
Este novo RG possui duas versões, uma digital e uma física, e o antigo modelo continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. A troca não é obrigatória imediatamente, e tanto a primeira via quanto a renovação do documento são gratuitas.
Porém, quem perder a carteira de identidade atual e precisar da segunda via pode ter que pagar uma taxa simbólica, que será definida por cada unidade federativa. O novo RG utiliza o número do CPF para identificação, possui um QR Code para verificação de autenticidade e um código de padrão internacional (MRZ) usado em passaportes.
Ele inclui informações como nome, CPF, data de nascimento, nacionalidade, assinatura do titular (opcional), nomes dos pais, órgão expedidor e local de emissão, QR Code, tipo sanguíneo e informações sobre doação de órgãos. O prazo de validade varia de 5 a 10 anos, dependendo da faixa etária do titular. Além disso, indica o estado responsável pela emissão.
Até o momento, alguns estados como Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já emitem o novo RG.