Anualmente, trabalhadores que possuem vínculo de emprego formal recebem o pagamento do 13º salário. O benefício pode ser pago em duas parcelas pelo empregador e tem data limite para ser creditado na conta do trabalhador.
O valor que será recebido pelo empregado varia de acordo com o período trabalhado durante o ano. Para aqueles que realizaram a atividade formal durante doze meses, o pagamento é de uma nova parcela do salário atual.
Já para quem trabalhou formalmente por menos tempo, o dinheiro liberado será proporcional ao período em que o empregado exerceu sua atividade.
Esse valor pode ser pago em até duas parcelas. No entanto, a liberação da primeira parte do 13º deve acontecer até o dia 30 de novembro. Enquanto a segunda parte pode ser depositada até o dia 20 de dezembro.
O depósito do benefício acontece na mesma conta em que o trabalhador recebe o salário. Em alguns bancos, é possível solicitar o adiantamento do pagamento do 13º salário. O procedimento varia de acordo com cada instituição financeira e deve ser solicitado diretamente na agência em que o trabalhador tem conta.
Outra opção para receber o pagamento antes da data é solicitar o adiantamento diretamente ao empregador. No entanto, vale lembrar que o responsável pela empresa não tem obrigação legal de realizar o pagamento antes do dia previsto. Porém, caso a liberação seja acordada, o trabalhador poderá usufruir do abono natalino com antecedência.