A aprovação do governo Lula atingiu o maior nível desde o início do mandato, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (7). O levantamento aponta que 49% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom, um crescimento de 3% em relação a dezembro. A taxa de ótimo/bom é a maior desde abril de 2023, quando o presidente assumiu o cargo.
Melhora na percepção da economia e medidas sociais impulsionam aprovação
A pesquisa indica que a melhora na percepção da economia é um dos principais fatores que impulsionam a aprovação do governo. De acordo com o levantamento, 53% dos entrevistados acreditam que a situação econômica vai melhorar nos próximos meses. Esse índice representa um aumento de 7% em relação a dezembro.
As medidas sociais do governo também são bem avaliadas pela população. O Auxílio Brasil, programa que paga R$ 600 mensais a famílias de baixa renda, é aprovado por 72% dos entrevistados. Já as medidas sociais do governo, como o aumento do salário mínimo e a renegociação das dívidas das famílias, são aprovadas por 69% dos brasileiros.
Desafios persistem: inflação e desemprego preocupam a população
Apesar do crescimento na aprovação, o governo Lula ainda enfrenta desafios como a inflação e o desemprego. A pesquisa PoderData indica que 40% dos entrevistados acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos meses. Já 28% dos entrevistados acreditam que a situação do desemprego vai piorar.
Outras pesquisas confirmam tendência de alta na aprovação
Outras pesquisas recentes também confirmam a tendência de alta na aprovação do governo Lula. O instituto Ipec divulgou pesquisa na última quarta-feira (6) que aponta que 56% dos brasileiros aprovam a maneira de Lula governar, um crescimento de 3% em relação a dezembro. Já a pesquisa Quaest, divulgada no dia 16 de janeiro, indica que 60% dos brasileiros aprovam o governo Lula.
Análise: crescimento da aprovação é positivo, mas desafios persistem
O crescimento da aprovação do governo Lula é um sinal positivo para o presidente. No entanto, os desafios que o governo enfrenta, como a inflação e o desemprego, podem afetar a popularidade de Lula no futuro. O governo precisará continuar tomando medidas para melhorar a situação econômica do país e reduzir o desemprego para manter a alta aprovação da população.