O presidente colombiano Gustavo Petro e seu homólogo argentino, Alberto Fernández, foram os primeiros a comemorar “o grande triunfo” de Lula, que terá que enfrentar o presidente Jair Bolsonaro em votação.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, apressou-se neste domingo (20.02.2022) a parabenizar o ex-presidente do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva , por uma vitória que terá que ser definida em segundo turno contra o atual presidente, Jair Bolsonaro .
“Parabenizo Lula pela vitória no primeiro turno”, disse Petro em sua conta no Twitter poucos minutos depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após ter contabilizado 96,9%, mostrou que nenhum candidato alcançará matematicamente mais da metade do votos, que é a barreira necessária para garantir a eleição sem a necessidade de um segundo turno.
O presidente colombiano também quis parabenizar “o povo brasileiro por sua enorme participação eleitoral”.
Com 97,61% apurados, Lula da Silva prevaleceu com 47,95% (55,3 milhões de votos) contra 43,61% (50,3 milhões de votos) de Bolsonaro no primeiro turno eleitoral no Brasil.
Seu colega argentino, Alberto Fernández, também mandou felicitações a Lula.
“Parabenizo meu querido @LulaOficial por sua vitória no primeiro turno e estendo meu sincero respeito ao povo do Brasil por sua profunda expressão democrática”, escreveu o presidente argentino no Twitter.
Fernández acompanhou o texto com uma fotografia em que cumprimenta o candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência do Brasil.
Por su parte, el presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, le envió felicitaciones al “hermano y compañero Lula”, tras destacar que “el pueblo de Brasil demostró una vez más su vocación democrática” y sobre todo “su inclinación por la igualdad y a Justiça”.
Enquanto isso, vários ministros do governo peronista argentino comemoraram o “grande triunfo” do ex-presidente brasileiro (2003-2010).
O ministro da Defesa, Jorge Taiana, escreveu uma mensagem em sua conta na rede social Twitter, na qual, além de publicar uma foto sua com Lula, descreveu Lula como um “grande triunfo”. O chefe da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Filmus, também classificou o resultado alcançado pelo ex-presidente como “fabuloso”.
“Uma pessoa de 76 anos que se recupera de uma enorme perseguição e volta a liderar uma campanha eleitoral”, disse o ministro durante seu discurso em um especial da Televisão Pública Argentina dedicado às eleições brasileiras.
gs (efe, afp)dw.