Seu nome é Fernando André Sabag Montiel, 35 anos e nacionalidade brasileira, conforme confirmado pela Polícia Federal. O detido tem antecedentes criminais que remontam a março de 2021 , quando foi acusado de contravenção, porte de arma não convencional em La Paternal, onde residiria.
Na ocasião, o homem foi preso com uma faca em sua posse e declarou que era para “defesa pessoal”. Na noite desta quinta-feira, a mesma Polícia Federal o capturou em meio a uma tentativa de assassinar a vice-presidente Cristina Kirchner com um tiro na cabeça .
Foi em frente à casa da ex-presidente, no bairro da Recoleta, enquanto assinava livros para os cidadãos que vinham mostrar seu apoio. De acordo com registros de vídeo que foram imediatamente viralizados, Sabag Montiel tentou atirar no rosto dele.
De acordo com a Polícia Federal, está registrado como dedicado ao “serviço de transporte automotivo não regular urbano e suburbano para passageiros gratuitos, exceto por meio de táxis e remises, aluguel de carro com motorista e transporte escolar”, UBER.
Perfil do agressor
O rosto do homem que atacou Cristina Kirchner havia aparecido em canais de televisão como parte da cobertura jornalística nas vias públicas. Em uma ocasião, Sabag Montiel se manifestou contra a assistência social por meio de planos sociais ; De acordo com o que ela conta com o companheiro, ela era beneficiária, mas renunciou ao parto.
Em outra aparição posterior, o agressor foi consultado sobre a chegada do ministro da Economia, Sergio Massa, ao gabinete nacional. Lá, o homem apontou que não apoia “Nem Cristina nem Milei”, e depois compartilhou o recorte em suas redes sociais.
Em imagens divulgadas de Sabag Montiel após a tentativa de assassinato, uma tatuagem pode ser vista na frente de seu braço esquerdo. É o Sol Negro , símbolo relacionado à suástica e ao misticismo nazista .
O desenho fazia parte da simbologia utilizada em cerimônias e ritos organizados pelos círculos de alto comando do nazismo alemão durante a ascensão ao poder de Adolf Hitler .
info(IP)ar.