O deputado Robinson Almeida, líder da Federação PT, PCdoB e PV na Assembleia Legislativa, criticou a gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) devido ao não cumprimento do pagamento do piso salarial nacional dos professores estabelecido pelo Ministério da Educação.
Na segunda-feira, 12, a Câmara Municipal aprovou a proposta do município de um reajuste de 8% para a categoria, que reivindicava cerca de 20%. De acordo com Robinson Almeida, o acréscimo proposto pelo prefeito Bruno Reis não equipara o valor do piso nacional, que foi estipulado em R$ 4.420,55 no início do ano pelo Ministério da Educação (MEC).
“Não cumprir as leis e não pagar o piso tornou-se a marca do prefeito de Salvador, Bruno Reis. Ao não pagar o piso dos professores municipais, Bruno Reis repete a maldade praticada contra os agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Salvador”, afirmou o deputado do Partido dos Trabalhadores.
Além disso, o parlamentar destacou que o prefeito não teria pago o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias, estabelecido em maio pela Emenda Constitucional n° 120/2022 e considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em abril deste ano, com um valor mínimo de 2 salários mínimos. Robinson Almeida defende o respeito ao piso salarial.
Ontem, o deputado também comentou o cenário para as eleições de 2024 e defendeu que o PT ocupa um lugar privilegiado na disputa. “Eu defendo uma estratégia de unidade da base do governador na disputa de 2024, e eu acredito que, em Salvador, uma candidatura ligada ao Governo do Estado tem muito a crescer”, projetou o parlamentar.