O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (10) Rodrigo Alves como o novo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A solenidade ocorreu no Palácio Thomé de Souza, marcando a transição de Alexandre Reis, que comandava a pasta desde junho de 2024. Rodrigo Alves, que era secretário de Gestão (Semge), será substituído interinamente na Semge por Daniel Ribeiro, atual diretor de Previdência.
Durante o anúncio, Bruno Reis destacou as prioridades do novo secretário, como a operação do Hospital Maternidade e da Criança (HMC), em obras no bairro da Federação, e a implantação de projetos como a ótica pública e um centro de exames de imagem. O prefeito também ressaltou o “Domingão da Saúde”, iniciativa que funcionará em três hospitais municipais (Boca da Mata, Cidade Baixa e HMC) aos domingos, oferecendo consultas especializadas e cirurgias.
Rodrigo Alves, advogado com especialização em Direito pela PUC-SP, assumiu a Semge em janeiro de 2023 após atuar como diretor de Infraestrutura na Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na Semge, ele foi responsável por ações como a redução da emissão de carbono durante o Carnaval e a criação do Censo do Funcionalismo, que mapeou o serviço público municipal para traçar estratégias de valorização profissional.
Em seu discurso, Alves enfatizou o compromisso de fortalecer a atenção básica, a vigilância epidemiológica e o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-o como “o maior programa de transferência de renda do Brasil”. Ele também elogiou a equipe da SMS e prometeu somar esforços para avançar nas políticas públicas de saúde.
Bruno Reis agradeceu o trabalho de Alexandre Reis, que entregou obras como o Hospital Municipal do Homem e as novas sedes do Multicentro de Amaralina e do Laboratório Central de Salvador (Lacs) durante sua gestão.
.