Leslie Van Houten, de 73 anos, foi libertada da prisão na Califórnia nesta terça-feira, após cumprir mais de 50 anos de pena. Ela era uma seguidora do infame criminoso Charles Manson e participou de dois assassinatos.
O Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia anunciou que Van Houten foi liberada para supervisão de liberdade condicional. Após deixar a prisão, ela foi levada para um alojamento provisório, enquanto se ajusta à nova realidade. Sua advogada, Nancy Tetreault, afirmou que Leslie está tentando se acostumar com a ideia de sua libertação.
O governador Gavin Newsom decidiu não recorrer da decisão judicial que permitiu a libertação de Van Houten. De acordo com seu advogado, ela passará aproximadamente um ano em uma casa de recuperação, onde aprenderá habilidades básicas, como dirigir um carro, fazer compras em supermercados e obter um cartão de débito.
Leslie Van Houten foi condenada à prisão perpétua por participar dos assassinatos de Leno LaBianca, um comerciante em Los Angeles, e sua esposa, Rosemary, em agosto de 1969. Ela segurou as vítimas enquanto outros membros da “família” de Charles Manson as esfaqueavam. Leslie também esfaqueou a mulher aproximadamente 15 vezes.
Charles Manson, líder do culto assassino conhecido como “A Família Manson”, faleceu na prisão em 2017, aos 83 anos, de causas naturais.