Projeto de lei com esse objetivo foi apresentado pelo vereador Emerson Penalva
Se depender do vereador Emerson Penalva (PDT), o torneio de futebol Taça das Favelas será inserido no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador. Para concretizar essa ideia, o parlamentar apresentou à Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei nº 229/2022 que trata do assunto.
Conforme Penalva, a Taça das Favelas é organizada pela Central Única das Favelas (Cufa). “É um torneio que promove inclusão social por meio do esporte, faz a integração das comunidades e possibilita a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas e dos núcleos residenciais”, afirmou o vereador.
Na justificativa do projeto de lei, Penalva informou que a Taça das Favelas começou no Rio de Janeiro, em 2012. Destacou também que, atualmente, “mais de 100 mil jovens participam do torneio, desde as peneiras iniciais nas comunidades até a final nos estados onde a competição é realizada”.
De acordo com o vereador, trata-se da maior competição entre favelas do mundo e que revela jovens talentos para o futebol. “O exemplo mais recente é Patrick de Paula, jogador profissional do Palmeiras, descoberto na Taça das Favelas do Rio de Janeiro”, informou Penalva.
Ainda nos argumentos para a aprovação do projeto de lei, disse que o torneio já ocorre em muitas capitais brasileiras e com a cobertura oficial de emissoras de rádio e de TV das respectivas localidades.
“É um torneio que faz parte do calendário oficial do país na área esportiva, por isso proponho a inclusão no Calendário Oficial do Município de Salvador. Além do mais, por ser uma importante ferramenta de inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, possibilita a formação de novos cidadãos comprometidos com a educação e o bem-estar social”, concluiu Emerson Penalva.
Fonte da notícia: CMS