No total, a UE, os Estados Unidos e as instituições econômicas internacionais fornecerão 18 bilhões de euros em 2023, “uma quantia com a qual a Ucrânia pode contar”, disse o presidente da Comissão Europeia.
A União Europeia (UE) planeja ativar um plano para fornecer à Ucrânia 1,5 bilhão de euros de ajuda econômica por mês em 2023, disse a presidente da Comissão Europeia , Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira (21.10.2022).
“Isso dá uma cifra geral de 18 bilhões para o próximo ano, uma quantia com a qual a Ucrânia pode contar e na qual há um fluxo de renda estável, confiável e previsível”, disse o líder europeu após uma cúpula de líderes europeus em Bruxelas. .
A economia da Ucrânia está abalada pela invasão russa que começou em fevereiro, e Kiev estima que precisa de pelo menos 4 bilhões de euros por mês em doações ou empréstimos para garantir as funções básicas do governo.
Von der Leyen disse que o dinheiro seria fornecido pela UE, Estados Unidos e instituições econômicas internacionais e, a partir de agora, seria enviado como injeções regulares de dinheiro.
Em sua declaração final da cúpula, os líderes da UE prometeram fornecer rapidamente 3 bilhões de euros de apoio já previsto e pediram à Comissão Europeia que conceba “uma solução mais estrutural”.
afp/efe/rr